terça-feira, 4 de dezembro de 2012

CINEME-SE chega ao fim de mais uma edição


O CINEME-SE – Bienal da Experiência do Cinema, aconteceu entre 28/11 e 1º/12, realizado pelo Sesc Santos e Universidade Santa Cecília. Foram exibidos 33 curtas-metragens de todo o Brasil, sobre os mais variados temas, divididos em cinco sessões: “Cineme-se”, “Maratona de Curtas”, “Pirueta”, “Sem Olhar” e “Meia-Noite”. Destacando também a oficina “Cinema Digital com Máquina Fotográfica DSLR”, ministrada por Wanderley Camargo e a estreia da sessão “Catarse”, que abordou a interação entre cinema e games, com André Reis e Alexandre Barbosa.



A abertura do festival contou com a exibição de três curtas metragens seguidos por uma exibição de “Live Cinema”, o espetáculo “Como Assim?!...”, dirigido por Eduardo Ricci. Em todas as noites, o público teve a oportunidade de vivenciar o cinema feito em tempo real, com apresentações de VJ’s convidados. “Jogos de Guerra”, de Lucas e Paulo Gervilla, “H3O”, de Paloma Oliveira, Caio Bonveturo e Mateus Knelsen e “Kynoramas Glauber Machine”, de Pedro Rocha e Daniel Dekwilde foram as apresentações realizadas nesta edição.

O cinema underground e erótico entrou em cena na sessão da “Meia-Noite”, realizada no teatro estúdio TESCOM. Curtas-metragens e música ao vivo contextualizaram o universo alternativo do cinema.



O período da tarde foi reservado para sessões formativas.  A oficina sobre cinema digital com máquinas DSLR foi um sucesso. Durante 3 horas, os participantes conheceram e aprimoraram o uso desse equipamento nos dias de hoje, aprendendo mais sobre a história e o uso das DSLR. A sessão “Catarse”, levou para o público franquias de jogos que se tornaram base para roteiro de filmes e os softwares usados para criação de personagens dos games. E a “Maratona de Curtas” foi uma sessão sem intervalos de produções nacionais.



O CINEME-SE não é apenas uma opção para adultos, a sessão “Pirueta” abriu espaço para crianças de 7 a 10 anos experimentarem cinema, estimulando seu imaginário, com o objetivo de criar uma fuga da realidade e ampliar a visão de mundo dos pequenos espectadores com a exibição de quatro curtas metragens.