quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

PEDALANDO POR UMA CIDADE TRANSMÍDIA...

Por Eduardo Ricci
(idealizador e diretor da 1ª Bicicletada Audiovisual de Santos)

A ideia de fazer uma bicicletada audiovisual surgiu em maio de 2012, quando caminhava pela cidade de Lyon, na França, e fotografei algumas bicicletas estacionadas à espera de seus ciclistas. Estava a caminho da casa dos irmãos Lumières, considerados os pais do cinema. Vi muitos ciclistas por toda a cidade e tive a sensação que eles são respeitados pelos motoristas e que estão muito bem integrados com o espaço urbano. A ideia de juntar a bicicleta com cinema ficou ruminando em minha cabeça até que decidi realizá-la como uma grande celebração aos 15 anos do Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta e aos 10 anos do CINEME-SE – Bienal Transmídia da Experiência do Cinema.

                                                                       Lyon, França (2012)

Em fevereiro de 2013 comecei a desenhar o evento com alguns amigos. A ideia foi tomando forma com o passar dos meses e no final do ano entrei em contato com o Sesc Santos, parceiro de todas as edições do CINEME-SE e com o ciclista Renier Pamplona que fez a ponte para conversar com o Grupo Pedal Noturno de Santos, co-realizadores da bicicletada. Depois de uma reunião com o diretor do grupo Rafael Rizzato, no início de janeiro deste ano, fechamos as ações técnicas e lúdicas que deram forma ao evento em definitivo. O próximo passo foi conversar com nosso parceiro e incentivador Célio Nori, diretor da Estação da Cidadania, que ao saber do Projeto deu total apoio à iniciativa.



Desde o início os conceitos de ocupação urbana de Kevin Lynch, nortearam as ações do evento, agora estamos com uma equipe de alunos de Arquitetura e Urbanismo, da Unisanta, estudando esses conceitos a partir do livro “A Imagem da Cidade”, de autoria de Lynch. Muitas bicicletadas são realizadas em todo o mundo, mas nosso foco está nos aspectos da importância da imagem que cada um faz de sua cidade e de sua singularidade, um convite para fotografar e filmar as percepções sobre o espaço urbano. 



quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

#CINE15POR10






CINEME-SE COMPLETA 10 ANOS PEDALANDO



CINEME-SE realizará a 1ª Bicicletada Audiovisual de Santos

Pegue sua bicicleta, uma câmera em qualquer formato, seus acessórios e venha pedalar na 1ª Bicicletada Audiovisual de Santos, uma das grandes novidades das celebrações dos 10 anos de CINEME-SE – Bienal Transmídia da Experiência do Cinema e dos 15 anos de Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta. Em sua 8ª edição, a Bienal realiza essa intervenção coletiva sobre a ocupação urbana, com o objetivo de chamar a atenção para questões diversas sobre a mobilidade na cidade e outros temas relacionados ao convívio urbano.

O evento acontecerá dia 29 de março, com concentração às 19h30, na Estação da Cidadania, localizada na esquina das avenidas Ana Costa e Francisco Glicério, em Santos/SP. Haverá uma parada de 30 minutos na Praça da Independência e seguirá até a Praça em frente ao Sesc Santos, onde será o encerramento. A concentração contará com exibição de curtas e a realização da performance “Encontros e Despedidas”. Durante o trajeto os participantes farão registros fotográficos e audiovisuais de partes da cidade e postarão em redes sociais e no blog oficial da Bienal. Além dos ciclistas, poderão participar skatistas e patinadores, basta chegar no horário e participar. “Vamos criar uma ocupação audiovisual para projetar nossos sonhos e anseios de mudanças, a partir do universo lúdico e realista do cinema, por todas as ruas e praças que iremos passar”, afirma Eduardo Ricci, diretor da Bienal.

A Bicicletada Audiovisual é uma realização do Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta, do Sesc Santos e do grupo Pedal Noturno de Santos, em parceria com o Fórum da Cidadania de Santos.

Programação Bicicletada Audiovisual

19h30 - Ponto de Partida (Pça. da Estação da Cidadania)
. Projeção de cenas urbanas e curtas
. Performance: “Encontros e despedidas”
. Saída às 20h30

Ponto de Parada (Pça. da Independência)
. 30 minutos de registros vídeo fotgráficos

Ponto Final (Pça. do Sesc)
21h30 – Encerramento

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Percepção dá o tom no CINEME-SE 2014


O CINEME-SE é uma bienal com foco na experiência do cinema e do audiovisual junto às novas tecnologias e suas convergências híbridas. Seu objetivo é estimular a formação de novas plateias para as múltiplas formas de fazer cinema hoje e promover um maior intercâmbio entre realizadores, pensadores e espectadores do audiovisual multimídia. A mostra dos curtas serão seguidas de uma apresentação de Live Cinema e um breve bate-papo. Durante quatro dias o espectador experimentará outros caminhos possíveis para a realização estética cinematográfica no século XXI.
A percepção é o tema central das ações culturais desta 8ª edição que comemora os 10 anos de CINEME-SE. Haverá intervenções e oficinas sobre o tema. A Bienal tem um caráter cultural e não competitivo, visando exibir filmes de longa e curta-metragem e videoperformances que contribuam para o desenvolvimento sociocultural do espectador. Há também a participação de VJ’s (vídeo jokeys), com apresentações de curta duração.
O Festival é realizado pelo Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) em parceria com o Sesc Santos.