Por Lucas Ferreira
O avanço da tecnologia no mundo dos games vem
permitindo a criação de verdadeiras obras cinematográficas, onde o jogador
influencia na história do jogo e muitas vezes pode até influenciar o seu final.
Por outro lado, as produções cinematográficas sofrem com a falta de
originalidade, muitas vezes buscando nos roteiros de games uma saída. Esse é um
dos assuntos abordados na Sessão Catarse, novidade da sétima edição do
CINEME-SE.
Hoje em dia os jogos de vídeo game dão ao
jogador a oportunidade de entrar na pele do personagem, tomar decisões que irão
ter diversas consequências e que levarão a desfechos diferentes. Unindo isso à
ideia de criar jogos cada vez mais cinematográficos, as produtoras de games vêm
criando um público mais exigente que não quer mais apenas assistir a história
que é mostrada, e sim ser parte dela. Um bom exemplo é o jogo Heavy Rain, de
2010. Feito nos moldes de um filme Noir, o game inovou ao colocar o jogador
para, praticamente, dirigir a história.
A sessão contará com a apresentação e dicas dos
professores universitários André Reis e Alexandre Barbosa. O jogador/espectador
experimentará a aproximação cada vez maior que vem ocorrendo entre o mundo dos
games e o mundo do cinema, numa sequência de exemplos práticos dessa nova
tendência em que o público quer participar do que está jogando ou assistindo.
A Sessão Catarse ocorre dia 30 de novembro, das
15h às 18h na Internet Livre do Sesc Santos. Inscrições uma hora antes do
início. Se você é gamer e/ou cinéfilo, não perca!
Nenhum comentário:
Postar um comentário