quarta-feira, 25 de julho de 2018

SABORES QUE FICAM


CONECTAR IMAGINÁRIOS POR UM MUNDO MAIS EXPANDIDO

Foram cinco dias de Cineme-se – Festival da Experiência do Cinema, onde ganhamos, trocamos e distribuímos riquezas. Encontramos pessoas pelo caminho e compartilhamos muita experiência sobre cinema, cultura e tudo terminou com um cafezinho, numa tarde de domingo afetivo. Sabemos que cultura só se faz com presença, por isso pedalamos pela cidade do Canal 6 até a Estação da Cidadania, buscando a desfronteirização da arte por meio do contato direto com o espectador e a cidade. Sempre com uma provocação para rever como narramos a nós mesmos no cotidiano e dessa forma propor uma mudança da estrutura psíquica dos modelos vigentes e dominantes da cultura hegemônica. Não reinventamos a roda, mas queremos fluir junto dela e dessa forma por criar novos caminhos para o cinema.

Em sete ambientes imersivos aconteceram ações sobre cinema expandido, exibição de curtas, realização de longas em tempo real e imersivo, com degustações e paisagem sonora ao vivo. O tema da 10ª edição foi a montagem e a escolha, convidamos o público para estar dentro do filme em algumas sessões, em outras foi espectador e pode degustar sabores que faziam parte das obras exibidas. Veja os sabores que ficam de toda essa imersão e aguarde que em 2019 tem mais,  e com novidades sobre formas de fazer cinema que você ainda não experimentou. Permita-se!




























terça-feira, 17 de julho de 2018

SABORES SONOROS DO CINEME-SE 2018

PAISAGEM SONORA AO VIVO



SESSÃO CINEME-SE 1 - ABERTURA (18/07 - 20h – Lobo Estúdio - Santos)

> Alice Mesquita
Gosto de cantar em casa, na casa dos outros, na natureza, no palco. Sempre gostei de cantar. Sozinha ou acompanhada. Quando li a frase de Rabindranath Tagore, poeta indiano, premio Nobel de literatura em 1913: “Deus me respeita quando trabalho, mas Deus me ama quando eu canto”, recebi a permissão de cantar e entendi a sincronicidade do destino. Algo que me vem ao encontro como seta sinalizadora do caminho a seguir... e é por aí que vou...


SESSÃO CINEME-SE 2 (19/07 - 20h – Lobo Estúdio - Santos)
> Adinan Moraes
Cantor, Violonista, Guitarrista, Compositor e Arranjador. Estudou Música pela Universidade Católica de Santos. Apresentou-se em diversos eventos culturais em Santos, como: Homenagem a Pablo Neruda (SESC, 2013), Homenagem ao Dia Internacional da Mulher (Pinacoteca Benedicto Calixto, 2015), Café Aroma Cine (Museu do Café, 2015), Fête de La Musique (Concha Acústica, 2015), Sarau: Um Autor na Ciranda Poética – Arnaldo Antunes (Aliança Francesa, 2017), entre outros.

Cena Imersiva > Travessia - Participação de Alice e Adinan no Cineme-se 2018
Partir e chegar são os dois lados da emoção de quem deixa sua terra natal. Emoção dolorida se o faz por impossibilidade de ficar...ah que vontade de ficar, mas tendo que ir embora. Emoção de alegria quando o mundo se descortina diante dos olhos nas asas de uma grande aventura. Todos os que partem levam pedaços da terra nas lembranças e a esperança de felicidade. A alegria ou a dor de chegar faz parte da história de cada um. Mesmo sabendo que todos estamos apenas de passagem.
___________________________________________________________________________

SESSÃO CINEME-SE 2 (18 e 19/07 - 20h – Lobo Estúdio - Santos)
> Wylmar Santos - AFROLATINO
O cantor e compositor Wylmar Santos abre mais uma aba e leva sua ancestralidade ao encontro da resistência latino americana. Vocalista do coletivo "Futuráfrica" (Santos); cantante do musical "Quiero ser una chica Almodóvar" (São Paulo); integrante da banda "Canal 4" (Santos); intérprete de homenagens a Luiz Melodia, Itamar Assumpção, Marisa Monte e Sérgio Sampaio, e com seu primeiro disco autoral e independente "Do baile ao jardim" (lançado em 2013), junta agora sua visceralidade e suingue com a paixão e força castelliana, permeando territórios e histórias. O show apresenta canções de sua autoria e de novos parceiros de composição: Denise Guerra, Fabrício César Oliveira e Myrko Yamanouth. Além de um repertório fortalecido por pesquisas em torno de Susana Bacca, Perota Chingo, Cafe Tacuba, Simon Días. "No hay camino caminante sino el camino se hace al caminar"

___________________________________________________________________________

SESSÃO CINEME-SE 3 (20/07 - 20h às 21h30 – Estação da Cidadania de Santos)
> ZeroBeto
Músico e pesquisador, Zero Beto é também um apaixonado pela sétima arte. Resolveu unir essas paixões e criou o espetáculo “Nas Trilhas Do Cinema”, colocando suas invenções sonoras – instrumentos inusitados, objetos, brinquedos e outras maluquices – a contracenar com os clássicos do cinema, contando a história cinematográfica através das trilhas sonoras e seus grandes compositores. Durante a execução, o músico ainda contracena com projeções, interage com os personagens fictícios e também com a plateia, tornando os filmes vivos, assim como a música é naquele momento e assim como somos todos nós, feitos de sonhos, vivos e pulsantes, e trazendo à tona toda nossa memória afetiva através de sons e imagens que nos tocam e emocionam... Viva a magia do cinema e sua música!

Visite nossa página do evento no Facebook:

CURTAS NO CINEME-SE 2018

<<< Destaques aos curtas convidados >>> 
























Confira mais detalhes da programação aqui


sábado, 14 de julho de 2018

SABORES DO CINEME-SE 2018

Nossa cardápio com as locações, o que acontecerá nelas e seus endereços:

Permita-se!!! ;-)



>> Lobo Estúdio: Rua Luís de Camões, 12, Vila Matias, Santos/SP
_________________________________________________________




LABX-S
Rua Sete de Setembro, 52, Vila Nova, Santos/SP
_________________________________________________________



Cineclube Lanterna Mágica – Unisanta
Rua Cesário Mota, 8, Boqueirão, Santos/SP
_________________________________________________________



Estação da Cidadania
Av. Ana Costa, 340, Campo Grande, Santos/SP
 _________________________________________________________



Senac Lapa
Rua Scipião, 67, Lapa, São Paulo/SP
_________________________________________________________



Jardin Cafeteria
Rua Gen. Jardin, 494, Vila Buarque, São Paulo/SP
_________________________________________________________


segunda-feira, 9 de julho de 2018

PORQUE CINEME-SE?


Somos criaturas leitoras e visuais, ingerimos palavras e imagens, somos feitos de palavras e imagens, sabemos que palavras e imagens são nosso meio de estar no mundo, e é através das palavras e imagens que identificamos nossa realidade e por meio de palavras e imagens somos, nós mesmos, identificados. Também somos música, pele, aromas e sabores... Eis o dialogo entre o leitor o espectador. Também lemos filmes... O livro “O leitor como metáfora: o viajante, a torre e a traça”, de Alberto Manguel (Edições Sesc, 2017, 148 páginas), usamos para trabalhar o ver/ler como viagem, e consequentemente o cinema como uma estrada a percorrer. Eis uma das essências do Festival #cineme_se2018... Saiba mais sobre o livro nesse link >>> https://www.revistaamalgama.com.br/…/resenha-o-leitor-como…/

sexta-feira, 6 de julho de 2018

PROGRAMAÇÃO COMPLETA - CINEME-SE 2018



SESSÃO CINEME-SE 1 - ABERTURA (18/07 - 20h – Lobo Estúdio - Santos)
Sinopse: Sessão Cine Imersiva “Adivinhe Quem Vem Para Jantar?”. Com vivências a partir do tema “Escolha”, degustações, exibição de curtas, experiência em VR/360°, música ao vivo e performances pelo espaço multiuso do Lobo Estúdio.

Curtas convidados:
- “Plantae”
- “Universo Preto Paralelo”
- “Estigma”
_________________________________

SESSÃO PIRUETA (19/07 – 14h às 15h – LabX-Santos)
Sinopse: Oficina lúdica e imersiva, vivência com Yoga, práticas sobre o primeiro cinema e exibição de curtas de animação, para crianças de 7 a 10 anos. Com a participação da professora de Yoga Darlene Monte.

Curta convidado: “Manhê”
_________________________________

SESSÃO CINE AFETIVO (19/07 – 15h30 às 16h30LabX-Santos)
Sinopse: Evento criado para expandir as percepções de pessoas com baixa visão ou com cegueira. Exibição de dois curtas-metragens, apresentados com audiodescrição e sinestesia a partir da narrativa e estética dos filmes. Com vivências lúdicas a partir da prática de Yoga e debate após as exibições, participação da professora de Yoga Darlene Monte.
_________________________________

SESSÃO CINEME-SE 2 (19/07 - 20h – Lobo Estúdio - Santos)
Sinopse: Sessão Cine Imersiva com meditação, degustações, foodbikes, exibição de curtas, experiência em VR/360° e graffith digital em árvores e fachadas.

Curtas convidados:

. “A Travessia”
. “Penúmbria”
. “Ana”
_________________________________

Roda de Conversa – Cinema Saberes e SaboreS (20/07 – 14h às 18h – Cineclube / Unisanta)
Sinopse: Encontro de profissionais do cinema, da gastronomia e da biologia com o espectador. Acontecerão ações imersivas, com degustação e gamificação sobre linguagem, estética e as técnicas cinematográficas e gastronômicas na montagem de filmes e alimentos. Profissionais convidados: Eduardo Lascane (Chef), Fábio de Almeida (Biólogo) e Márcia Okida (Designer Gráfica).

Curtas convidados:

. “Céu Azul”
. “Como é bom ser bom”
. “A Retirada para um coração bruto”
_________________________________

II BICICLETADA AUDIOVISUAL (20/07 – 19h30 às 20h30 – Do Canal 6 com a Praia à Estação da Cidadania)
Sinopse: A Bicicletada Audiovisual é uma ação coletiva sobre a ocupação urbana, com o objetivo de chamar a atenção sobre a mobilidade na cidade e outros temas diversos relacionados ao urbano, que será percorrido entre o Canal 6 com a Praia e a Estação da Cidadania (esquina das avenidas Ana Costa e Francisco Glicério).
_________________________________

SESSÃO CINEME-SE 3 (20/07 - 20h às 21h30 – Estação da Cidadania de Santos)
Sinopse: Ação cultural cine imersiva de ocupação urbana sobre a mobilidade nas cidades, a partir da experiência do cinema. Trajeto realizado com bicicletas entre o Canal 6 e a Estação da Cidadania, via orla de Santos. Com registros audiovisuais durante o percurso e, na chegada, haverá atividades culturais como: Meditação cine imersiva, graffit digial, performance audiovisual, exibição de curtas e foodbikes.

Curtas convidados:
. “Por Trás da Lata”
. “Corp”
. “Utilize a Ciclovia Se Tiver”
_________________________________

SESSÃO CINEME-SE 4 (21/07 - 14h às 18h – Senac Lapa - São Paulo)
Sinopse: Sessão com meditação cine imersiva, gamificação a partir da experiência do cinema e realidade virtual, graffit digital, exibição de curtas e a Roda de Conversa sobre “Experiência do cinema na cultura da convergência”, com profissionais convidados: Rodrigo Arnaut (Sócio dir. em VR Health no Esconderijo Criativo), Rodrigo Terra (COO da ARVORE Exp. Imersivas), Tadeu Jungle (Diretor e roteirista) e Yan Tibet (Montador de Cinema). Haverá também experiências com conteúdos imersivo em VR, numa ação da Esconderijo Criativo.

Curtas convidados:
“Okama - Vozes LGBTI nipo-brasileiras”
“Através de Ti”
_________________________________

SESSÃO CINEME-SE 5 (22/07 - 15h às 19h – Jardin Cafeteria - São Paulo)
Sinopse: Sessão com cine meditação, gastronomia criativa com gamificação a partir da experiência do cinema e a cultura do café, com realidade virtual, graffit digital, exibição de curtas e a Roda de Conversa sobre “Cinema e afetos numa tarde de domingo”, com os profissionais convidados: Leôn Moreno (Ator), Dado França (VJ) e Eduardo Ricci (Cineasta).

Curtas convidados:
“O Amor é um filme em Tóquio”
“Te Perdi no Metrô”
“Diriti de Bdé Buré”

SAIBA + EM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK > #CINEME_SE2018






quarta-feira, 4 de julho de 2018

>> CURTAS METRAGENS CONVIDADOS


SESSÃO CINEME-SE 1 - ABERTURA (18/07 - 20h – Lobo Estúdio - Santos)

Curtas convidados:

- “Plantae” (Curta convidado representando o FICA2018)
Dir.: Guilherme Gehr , 2018 – Animação – Rio de Janeiro/RJ – 10’30”
Sinopse: Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta amazônica, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza. Uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento e da subjugação dos humanos aos demais seres da Terra.



. “Universo Preto Paralelo”
Dir.: Rubens Passaro, 2017 – Ficção – São Paulo/SP – 12’
Sinopse: Um paralelo traçado entre as violações de direitos humanos do passado escravocrata brasileiro e a ditadura militar por obras do século XIX e depoimentos dados a Comissão Nacional da Verdade. Quem são os heróis nacionais brasileiros? 



. “Estigma”
Dir.: Levi Elionai - Oficinas Querô,  2018 – Doc. – Santos/SP – 9’
Sinopse: o documentário Estigma, que aborda o racismo por meio de depoimentos de mulheres que tiveram contato com a turma durante a realização do curta-metragem.



______________________________________________________________

SESSÃO PIRUETA (19/07 – 14h às 15h – LabX-Santos)

Curta convidado:

“Manhê”
Dir.: Camila Amaral Xavier, 2018 – Ficção – Santos/SP – 11’25”
Sinopse: O dia dos pais pode ser cansativo quando você é mãe solo. Todas as responsabilidades e cobranças dobram. Daniela, mãe de Arthur, tem de trabalhar, levar o filho a escola, atender os desejos de uma criança de seis anos e estar atenta aos sentimentos de Arthur que nesse momento só quer um dragão marinho. Ou seria um canguru?


______________________________________________________________

SESSÃO CINE AFETIVO (19/07 – 15h30 às 16h30 LabX-Santos)
. Exibição de curtas surpresas da programação, com audiodescrição e vivências lúdicas com ioga


______________________________________________________________

SESSÃO CINEME-SE 2 (19/07 - 20h – Lobo Estúdio - Santos)

Curtas convidados:

. “A Travessia”
Dir.: Juliana de Freitas, 2018 – Doc. – Guarujá/SP – 12’
Sinopse: Mulheres de vários cantos do mundo, com culturas, costumes e linguagens diferentes que compartilham suas histórias de força e dialogam sobre a questão de gênero e racismo, propondo ações que gerem resultados para a transformação do cotidiano e construção de um futuro mais igualitário para as próximas gerações.



. “Penúmbria” (Curta convidado representando o FICA2018)
Dir.: Eduardo Brito, 2018 – Doc. – Portugal – 9’
Sinopse: A cidade distopiana de Penumbria foi fundada há duzentos anos, em um istmo distante – um lugar de solos áridos, mar revolto e clima violento. Penumbria deveu seu nome à sombra quase permanente, causada por ser uma montanha do sul. Um dia, seus habitantes decidiram sair, oferecendo a cidade ao tempo. Esta é a história de um lugar inabitável.


. “Ana”
Dir.: Vitória Felipe – Oficinas Querô, 2018 – Ficção – Santos/SP – 16’40”
Sinopse: Curta-metragem ANA traz duas protagonistas negras para a tela do cinema e foi todo produzido por jovens de 14 a 18 anos da Baixada Santista 





______________________________________________________________

RODA DE CONVERSA – Cinema Saberes e Sabores (20/07 – 14h às 18h – Cineclube / Unisanta)
Encontro de profissionais do cinema, da gastronomia e da biologia com o espectador. Acontecerão ações

Curtas convidados:

. “Céu Azul”
Dir.: Enzo B. Roncari, 2018 – Ficção – Santos/SP – 10’









. “Como é bom ser bom”
Dir.: Carlos Oliveira, 2017 – Doc. Fic. – Santos/SP – 31’
Sinopse: Durante um passeio de bicicleta pela cidade, um avô conta, ao seu neto de doze anos, a história de Dona Nízia com o médico e poeta José Martins Fontes (Santos, 23 de junho de 1884 – Santos, 25 de junho de 1937). O roteiro é baseado numa história real em que uma mulher, viúva e mãe de quatro crianças, não tinha recursos para pagar o tratamento de uma grave doença.


. “A Retirada para um coração bruto”
Dir.: Marco Antonio Pereira, 2018 – Ficção – Cordisburgo/MG – 14’40”
Sinopse: Ozório é um senhor de 70 anos que vive sozinho onde o Judas perdeu as botas, na zona rural de Cordisburgo-MG. Depois de perder sua esposa, ele passa seus dias ouvindo rock no rádio, até que um movimento no céu quebra sua rotina.

______________________________________________________________

SESSÃO CINEME-SE 3 (20/07 - 20h às 21h30 – Estação da Cidadania de Santos)

Curtas convidados:
. “Por Trás da Lata”
Dir.: Pedro Silveira, 2016 – Doc. – Santos/SP – 19’
Sinopse: Grandes expoentes da cena do graffiti na Baixada Santista revelam ao público sua relação com a arte urbana, o mercado, a sociedade e o poder público, entre outras controvérsias.




. “Corp” (Curta convidado representando o FICA2018)
Dir.: Pablo Polledri, 2018 – Animação – Cordisburgo/MG – 14’40”
Sinopse: Ambição, exploração laboral, poluição ambiental, degradação humana, mais-valia, corrupção e muito mais no fantástico mundo do mercado livre!




. “Utilize a Ciclovia Se Tiver
Dir.: Allan Albino, 2018 – Doc. – Santos/SP – 14’
Sinopse: O documentário mostra uma visão contrastante da mobilidade ciclística na cidade de Santos, abordando principalmente as ciclovias existentes e a opinião de seus usuários, sendo estes, moradores de diferentes regiões do município.




______________________________________________________________

SESSÃO CINEME-SE 4 (21/07 - 14h às 18h – Senac Lapa - São Paulo)

Curtas convidados:

“O.ka.ma - Vozes LGBT nipo-brasileiras”
Dir.: Felipe Higa, 2018 – Doc. – São Paulo/SP – 34’
Sinopse: O documentário Okama é também parte da construção de um espaço inexistente – é a afirmação do asiático LGBT enquanto indivíduo. Se o asiático nunca é visto como alguém detentor de uma identidade própria, Felipe Higa, ao viabilizar vozes nipo-brasileiras e suas vivências, nos obriga a vê-los como pessoas únicas: indivíduos com suas próprias histórias, afetos e angústias.


“Através de Ti”
Dir.: Diego Tafarel, 2017 – Ficção – Santos/SP – 16’
Sinopse: Sobre cumplicidade, sintonia e descobertas. Alguns sentimentos (nos) partem e outros não podem partir.



______________________________________________________________

SESSÃO CINEME-SE 5 (22/07 - 15h às 19h – Jardin Cafeteria - São Paulo)

Curtas convidados:

. “O Amor é um filme em Tóquio”
Dir.: Renato Cabral e Leo Kawabe, 2017 – Ficção – São Paulo/SP – 3’30”
Sinopse: O amor é uma fila. E nós somos o número que nunca é chamado. A espera de uma noite sem dormir. O frio sentimento de abandono. Nunca a nossa vez.


. “Te Perdi no Metrô”
Dir.: Marco T. Alves, 2017 – Ficção – São Paulo/SP – 3’
Sinopse: Emoções e sensações em ritmo delirante, febril e ardente de um amor que ainda queima. no metrô de são paulo, as estações mudam, mas não o sentimento. O vagão partiu, mas estão fechadas as portas para ela?



. “Diriti de Bdé Buré” (Curta convidado representando o FICA2018)
Dir.: Silvana Beline, 2017 – Doc. – Goiânia/Goiás – 19’
Sinopse: Documentário etnobiográfico que trata da vida de uma indígena mestra ceramista que trabalha com a feitura da boneca Karajá e suas relações intraetnia numa perspectiva de continuidade da cultura, além da manutenção econômica.



Mais informações em www.facebook.com/cinemese2018