terça-feira, 30 de outubro de 2012

Live Cinema no CINEME-SE 2012


O CINEME-SE, maior evento de live cinema, do litoral paulista, traz à cidade de Santos quatro apresentações de cinema em tempo real: “Como Assim?!...”, “Jogos de Guerra”, “H3O” e “Glauber Machine”. A bienal acontece de 28/11 a 1º/12, no SESC, na Universidade Santa Cecília (Unisanta) e no TESCOM, em Santos/SP.

A união de diferentes tecnologias deu origem a essa forma peculiar de se fazer cinema. O “live cinema”, ou cinema ao vivo, é uma mistura de sons, imagens e dados apresentados ao vivo para o público. O espetáculo traz para o espectador uma nova experiência, onde a improvisação e o acaso também fazem parte do processo.

No live cinema os artistas, conhecidos como VJ (o DJ de imagens), apresentam seus trabalhos na forma de composições audiovisuais, remixes de filmes consagrados ou obras experimentais de investigação conceitual ou de linguagem, criando combinações que nunca se repetem, tornando a obra, uma experiência audiovisual única.

O nome "live cinema" foi usado originalmente para classificar uma sessão de cinema silencioso, que tinha a execução de música ao vivo durante a sua apresentação. Mas isso foi no século passado, no começo do ano 2000, esse termo diz respeito à execução simultânea de sons e imagens por videoartistas que apresentam suas obras em tempo real.



Nenhum comentário: