sexta-feira, 25 de junho de 2010

CINEME-SE 2010 foca na cenografia do cinema

O corpo como cenografia do eu

Por Bruno Piesco

O nome pode até parecer complicado, mas o objetivo é levar a discussão sobre o quanto o cenário é importante e como estamos inseridos nele. Se a vida imita a arte, nós também estamos envolvidos na trajetória dos acontecimentos com uma presença nítida.

Em primeiro lugar, é importante entender o que é cenário e cenografia, uma breve explicação: cenário é a parte física, aquilo que compõe o espaço cenográfico; cenografia é a uma arte, técnica e ciência de projetar e executar a instalação de cenários para espetáculos, ou seja, aquilo que faz com que o cenário faça parte do desenvolvimento de uma história.

Atente e olhe ao seu redor, o número de pessoas, os objetos e atividades, perceba que há uma visão para cada posicionamento do seu olhar. Agora tente imaginar como seria estar num dos pontos que você acabou de ver, e observar a posição em que está. Isto é cenografia, imaginar os diversos pontos de observação, e se reparar mais a fundo perceberá que você faz parte do cenário em que está.

A sua posição, suas atitudes, seu modo de agir e de pensar fazem parte da sua cenografia. Querendo ou não, todos nós fazemos parte de um cenário, e tomamos posições diferentes a cada situação, isto é cenografia, ou seja, o corpo como cenografia do eu.

Se descubra, viva, experimente!

Nenhum comentário: