quinta-feira, 16 de julho de 2009

Cineasta edita filme ao vivo no CINEME-SE 2009

O CINEME-SE, Festival da Experiência do Cinema, realiza pela primeira vez em Santos uma sessão de cinema interativa, onde o cineasta Bruno Vianna edita seu longa-metragem “Ressaca” ao vivo com a participação de um DJ na trilha sonora. A sessão acontece no teatro do Sesc Santos, às 19h30, nesta sexta-feira (17/07). Com entrada franca.

O filme Ressaca, de Bruno Vianna é editado e modificado a cada exibição. Algumas das sequências já estão prontas, outras são feitas na hora (inclusive com a participação de um DJ para a trilha sonora). Com isso, é possível, entre outras coisas, alterar até o desenrolar da história. “Temos gravadas duas maneiras do pai do garoto morrer, por exemplo”, explica Vianna.

A mesa de edição é formada por uma placa de acrílico translúcida, que fica pendurada ao lado da tela para que a platéia possa ver o processo de montagem. Uma câmera capta as informações por sinal infravermelho e repassa para o computador, que junta os pedaços e transfere para o projetor.

No caso de Ressaca, o roteiro é fragmentado e mostra o cotidiano de um adolescente brasileiro em meio às crises econômicas da década de 80. Uma experiência bastante interessante para dar novo fôlego a este mercado, também em crise por causa da internet.

“A medida que vou sentindo a reação das pessoas, vou fazendo alterações na história”, afirma Vianna. Basicamente, Bruno utiliza uma mesa touch screen (sensível ao toque) - criada especialmente para o projeto - para escolher e reorganizar cenas do filme.

Nenhum comentário: