quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

PEDALANDO POR UMA CIDADE TRANSMÍDIA...

Por Eduardo Ricci
(idealizador e diretor da 1ª Bicicletada Audiovisual de Santos)

A ideia de fazer uma bicicletada audiovisual surgiu em maio de 2012, quando caminhava pela cidade de Lyon, na França, e fotografei algumas bicicletas estacionadas à espera de seus ciclistas. Estava a caminho da casa dos irmãos Lumières, considerados os pais do cinema. Vi muitos ciclistas por toda a cidade e tive a sensação que eles são respeitados pelos motoristas e que estão muito bem integrados com o espaço urbano. A ideia de juntar a bicicleta com cinema ficou ruminando em minha cabeça até que decidi realizá-la como uma grande celebração aos 15 anos do Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta e aos 10 anos do CINEME-SE – Bienal Transmídia da Experiência do Cinema.

                                                                       Lyon, França (2012)

Em fevereiro de 2013 comecei a desenhar o evento com alguns amigos. A ideia foi tomando forma com o passar dos meses e no final do ano entrei em contato com o Sesc Santos, parceiro de todas as edições do CINEME-SE e com o ciclista Renier Pamplona que fez a ponte para conversar com o Grupo Pedal Noturno de Santos, co-realizadores da bicicletada. Depois de uma reunião com o diretor do grupo Rafael Rizzato, no início de janeiro deste ano, fechamos as ações técnicas e lúdicas que deram forma ao evento em definitivo. O próximo passo foi conversar com nosso parceiro e incentivador Célio Nori, diretor da Estação da Cidadania, que ao saber do Projeto deu total apoio à iniciativa.



Desde o início os conceitos de ocupação urbana de Kevin Lynch, nortearam as ações do evento, agora estamos com uma equipe de alunos de Arquitetura e Urbanismo, da Unisanta, estudando esses conceitos a partir do livro “A Imagem da Cidade”, de autoria de Lynch. Muitas bicicletadas são realizadas em todo o mundo, mas nosso foco está nos aspectos da importância da imagem que cada um faz de sua cidade e de sua singularidade, um convite para fotografar e filmar as percepções sobre o espaço urbano. 



Nenhum comentário: