sexta-feira, 7 de março de 2014

Cineclube Ano 15

Cineclube Lanterna Mágica 

completa 15 anos expandindo o cinema


Por Nicole Siqueira - Colaboradora

O Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), completa 15 anos em 2014 e celebra a data, com novidades como o novo sistema audiovisual em sua sede, a criação do LabCine Unisanta Transmídia e a realização do Cineme-se – Bienal Transmídia da Experiência do Cinema, que completa dez anos de criação neste ano.

A sala Maurice Legeard de Cinema conta com um novo projetor com três mil AnsiLumens, sistema Surround 5.1, com som 3D, conexão com dispositivos móveis, sistema DVD e BlueRay de exibição e um PC para interações em tempo real. Segundo Eduardo Ricci, professor e coordenador do Cineclube, essa é a primeira vez que a sede tem um sistema audiovisual multimídia completo. “Agora temos uma sala inteligente e interativa, com uma imagem com mais definição e um sistema de som 3D, que dá uma melhor sensação de estar dentro do filme”, explica Ricci.


Dentro das comemorações será realizado entre 24 e 30 de março, o Cineme-se, que completa dez anos e chega à sua oitava edição. Neste ano, contará com interações transmídia nas sessões, sarau e debate sobre o Golpe Militar de 64. Entre as principais novidades estão a 1ª Bicicletada Audiovisual de Santos e o Projeto Labmóvel, que são ações de ocupação urbana, com objetivo de criar uma consciência para uma cidade mais criativa.

A Bicicletada Audiovisual é uma intervenção coletiva no espaço público, com bicicletas, registros audiovisuais, performances e projeções. O objetivo é chamar a atenção para questões diversas sobre a mobilidade na cidade e outros temas relacionados ao convívio urbano. 

Já o Projeto Labmovel, em seu terceiro ano de atividade, possibilita processos de criação a partir do uso de tecnologias acessíveis, envolvendo meios diversos como mídias locativas (celular, gps, wi-fi, laptops, transmissores), técnicas audiovisuais, recursos de mapeamento aéreo e engenharia reversa, que possam ser replicadas pelos participantes.
Na abertura do Cineme-se, mais uma novidade :  será criado o Labcine Unisanta Transmídia, grupo de estudos e pesquisas com alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Produção Multimídia, Arquitetura e Design de Interiores. O grupo será formado por alunos convidados e terá encontros duas vezes por semana. Entre a programação deste ano está o estudo sobre o uso de dispositivos móveis durante a Copa do Mundo 2014, cobertura com jornalismo transmídia durante a Copa e videoconferência com outros Labcine e Labcom brasileiros.

Para Ricci, o Labcine é o principal passo nos 15 anos do Cineclube. Segundo ele, o projeto é o resultado da união do ensino, pesquisa, produção e extensão do saber cinematográfico. “O Labcine é a concretização dessa vontade de ver, produzir e fazer cinema em tempo real. “Quando comemoramos os 10 anos de Cineclube, em 2009, decidimos ir para o lado do cinema mais interativo e ao vivo; agora, com o sistema audiovisual mais robusto, ficou mais fácil desenvolver essas ações”, afirma.
O LabCine Unisanta Transmídia é uma oportunidade de expandir as atividades do Cineclube para as ruas. “Nós já conquistamos o público em eventos aqui no Cineclube e em outros lugares. Agora chegou a vez de irmos para mais próximo do público, tanto nos eventos na rua, como com a utilização multimídia”, explica Ricci.

Nenhum comentário: