quarta-feira, 12 de março de 2014

LABMOVEL NO CINEME-SE 2014

CRIAÇÃO, DIFUSÃO, ACESSIBILIDADE

Dia: 29 e 30/03
Horário (29/3): 14h30
Horário (30/3): 11h
Local: Instituto Arte no Dique 
(Rua Avenida Hugo Maia, 293, Santos - SP, 

Site do Instituto: http://www.artenodique.org.br/




Oficina associa a oralidade como um ato performativo com Vírginia de Medeiros na cidade de Santos. 
Em seu terceiro ano de atividades, o Labmovel inicia em 2014 o projeto Espaço em  Movimento, contemplado pelo edital Espaços  Independentes  Vinculados às Artes Visuais do ProAC.

Após uma série de mais de 13 ações, realizadas em sua maioria em regiões periféricas de São Paulo, que lhe renderam uma premiação no Prix Ars Electronica concedido ano passado em Linz na Áustria, o mais importante prêmio anual no campo das novas mídias, o Labmovel oferece entre fevereiro e maio, quatro oficinas ministradas em Campinas, Santos, Ubatuba e São Paulo.

A segunda atividade de 2014 acontece em Santos, com a oficina Babel Indiscreta, ministrada pela artista baiana Vírginia de Medeiros que associa a oralidade a um ato performativo, em um processo que envolve o registro de depoimentos e uma forma de apresentação que pode resultar tanto numa instalação como numa performace. A ação tem apoio do Arte no Dique e conta com a parceria do projeto Cineme-Se, do Sesc e Unisanta.




Sobre a oficina
Babel Indiscreta é um exercício lúdico que debate a subjetivação do corpo pelos atos de fala, articulando a tradição oral com o campo das artes visuais contemporânea. A oficina aborda ato de fala e suas possibilidades performativas, envolvendo questões ligadas ao corpo e sua regulação e legitimação. Através da coleta de registros orais dos participantes, será criado coletivamente uma instalação sonora, na tentativa de revelar o diálogo fecundo que o estatuto da voz desenha no nosso corpo e na nossa cultura.

Sobre a artista

Virginia de Medeiros, baiana, radicada em São Paulo, é Mestre em Artes Visual, formada pela Universidade Federal da Bahia. Em 2003, foi contemplada com a Bolsa Vitae de Artes. Teve a obra “Studio Butterfly” selecionada pelo Programa Rumos Itaú Cultural na edição 2005-2006, que também participou da 27ª Bienal de São Paulo, em 2006. Em 2009, participou da Residência Artística “International

Women for Peace Conference”, em Dili, Timor-Leste e em 2007 a Residência Artística no Centro de Artes La Chambre Blanche, em Québec, Canadá. Recebeu o prêmio Rede Nacional Funarte Artes Visuais 2009 com a vídeo instalação “Fala dos Confins”, que em 2013 foi adquirida pelo Centro Cultural São Paulo através do Prêmio de Artes Plástica Marcantonio Vilaça – 6a Edição. Em 2010 participou da 2ª Trienal de Luanda "Geografias Emocionais, Arte e Afectos. Em 2011 participou da 320 Panorama de Arte Brasileira, MAM São Paulo. Em 2012 a obra “Studio Butterfly” foi adquirida pelo Centro Cultural Banco do Nordeste para compor uma coleção que contempla a produção artística que, na última década, se fez a partir do nordeste brasileiro. A artista teve o projeto “Fábula do Olhar” classificado no Edital de Residências Artísticas 2012 pela Fundação Joaquim Nabuco e o Centro Cultural Banco do Nordeste. No mesmo ano ganhou a Bolsa Funarte Estímulo à Produção em Artes Visuais com o projeto “Jardim das Torturas”. Em 2013 participa das exposições “Cães Sem Plumas” e "Prática Portátil", ambas na Galeria Nara Roesler, em São Paulo, que representa a artista.

Sobre o Labmovel

A carência de espaços culturais ou dedicados à experimentação artística em algumas regiões de São Paulo levaram os artistas Gisela Domschke e Lucas Bambozzi a desenvolver o Labmovel, uma Kombi Safari adaptada para possibilitar a produção, experimentação e exposição de atividades e obras artísticas em praticamente qualquer espaço.

Desde o início de suas atividades em 2012z, o Labmovel já esteve diversas vezes em Belo Horizonte, no Festival Vivo arte.mov, foi a principal plataforma da residência artística internacional arte.mov/NIMk, com VJ Pixel (Brasil) e Sander Veenhof (Holanda) que juntos desenvolveram um aplicativo de realidade aumentada, Narrative Navigation; comissionou o projeto Fofoque-me de Radamés Ajna e Thiago Hersan; viabilizou oficinas em espaços no Parque Ecológico do Tietê, Céu Jaçanã, Céu Vila Formosa, Céu Paraisópolis, Casa do Zezinho no Capão Redondo, Virada Cultural, entre outros.

As ações do Labmovel possibilitam processos de criação a partir do uso de tecnologias acessíveis, envolvendo meios diversos como mídias locativas (celular, gps, wi-fi, laptops, transmissores), técnicas audiovisuais, recursos de mapeamento aéreo e engenharia reversa, que possam ser replicadas pelos participantes.

No projeto Espaço em Movimento o Labmovel circula por cidades próximas a São Paulo, em uma busca de diálogo cultural com parceiros, buscando interações que gerem conhecimento e se difundam nas localidades visitadas.

Toda a programação associada ao Labmovel é aberta e gratuita.

Saiba mais no blog oficial: www.labmovel.net


Equipe Labmovel:

. Coordenação Geral: Lucas Bambozzi
. Direção Artística: Gisela Domschke
. Produção Executiva: Larissa Alves
. Registro e Assistência de Produção: Lucas Gervilla
. Design/Comunicação Visual: Papaya Madness
. Assessoria de Imprensa: Carola González
. Produção em Santos: Lia Rangel e Eduardo Ricci
. Parceria: Cineme-se, Sesc e Unisanta.
. Diphusa Mídia Digital e Arte
. Projeto  viabilizado  pelo  Edital  ProAC  nº  24/2013  -  Espaços  Independentes 

Vinculados às Artes Visuais - Governo do Estado de São Paulo – Secretaria 


Nenhum comentário: