sexta-feira, 28 de março de 2014

Um dia para olhar com todos os sentidos

Por Diogo Asenjo



Terceiro dia de Cineme-se começou com uma atração para deficientes visuais, a sessão "Sem olhar". Com a presença de um grupo do Lar das Moças Cegas e pessoas que mesmo com visão tinham que colocar vendas para entrar no clima proposto. Tivemos uma aula de Yoga que visou os movimentos corporais e a percepção dos participantes e logo em seguida a apresentação de um curta com audiodescrição, durante o curta foram entregue doces e salgados, para misturar a audição com o paladar e fazer uma mistura de sensações.

Todos os participantes gostaram muito da iniciativa e participaram de todas as atividades. Com a falta de investimento nessa área, faltam atrações para esse grupo de pessoas. Ainda mais uma coisa que mexe com a pessoa, muitos não iam a um cinema há anos. A atividade com o bambu durante o yoga também foi um sucesso, segundo Valdimir Correa,deficiente visual e aluno de direito da Unisanta, ele conseguia sentir todo o movimento da pessoa só com o movimento do bambu em suas mãos.



A programação da noite o clima foi mais intimista retratando os 50 anos do fim da ditadura, os convidados também entraram vendados para simular a sensação da tortura e ao som de "Eu te amo meu Brasil" hino do governo militar durante a ditadura.
No repertório várias músicas clássicas da MPB, de artistas como: Chico Buarque e Caetano Veloso, todas foram censuradas durante a ditadura militar. Também foram declamados poemas de Pablo Neruda e Chico Buarque. O cine sarau serviu como uma denúncia para que o nenhuma ditadura volte a ocorrer no Brasil.



Apesar do tema atual, havia poucos jovens na plateia. Segundo Vinícius Farias, aluno de engenharia civil na Unisanta, isso se deve pela falta de conhecimento histórico e político dos jovens que no mesmo horário estão nos bares tomando cerveja sem ligar para nada. 

Ainda acrescentou que se os jovens tivessem mais informação, interesse e oportunidades para conhecer melhor o assunto talvez participassem mais.

Nenhum comentário: