quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Abertura do CINEME-SE 2012


Por Vinícius Kepe

O auditório do SESC Santos, ontem (28/09), às 20h, foi palco para o início da 7ª edição da Bienal da Experiência do Cinema, o CINEME-SE 2012, e contou com a presença de muitos espectadores e convidados que experimentaram uma nova forma de ver e sentir o cinema.

Foram exibidos quatro Curtas Metragens selecionados para abrir o evento, logo depois, os presentes foram orientados a colocar vendas nos olhos, que foram distribuídas logo na entrada, junto de uma forma geométrica e dois pedaços de chocolate, itens que fizeram parte do espetáculo COMO ASSIM?!, produção apresentada na bienal pela segunda vez, onde o público, inicialmente de olhos vendados ou fechados, foi convidado a deixar de lado a visão e trabalhar os outros sentidos humanos. Auxiliadas pelo idealizador do CINEME-SE, Eduardo Ricci, os convidados tocavam as formas geométricas e, após isso, sentiam o cheiro do chocolate e degustavam o seu sabor. Tudo isso serviu para compor o tema, que neste ano intitula-se “A Luz Que Alimenta Teus Olhos”, uma alusão ao uso da fotografia em produções audiovisuais.


Entre os espectadores, Cássio Peixoto, 25, músico, disse que o espetáculo “foi uma experiência única que aguçou todos os sentidos”. Ele comentou que: “a venda nos olhos foi o melhor de tudo, me senti muito próximo de mim mesmo. A gente na hora imagina muita coisa. A performance dos artistas foi muito boa e as improvisações ficaram ótimas.” Já para Thiago Brandão, 27, compositor e cantor do grupo Cassius Clay e Seu Conjunto, “a experiência, no início, foi impactante pelas inúmeras formas de se interagir com a arte. A interação das cores no retroprojetor com a dança dos performances e a trilha sonora foi incrível! O espetáculo agradou todos os meus sentidos”.

O Diretor da Faculdade de Comunicação da Universidade Santa Cecília, Humberto Chaloub, foi um dos convidados presentes na noite da abertura do evento. Ainda com um ar de satisfação ao sair do espetáculo, foi questionado sobre a sensação de participar da experiência, e respondeu: “Foi muito curioso e inusitado. O espetáculo te chama para fazer reflexões naquele momento em que você fica vendado, com todos os sons, nas questões que são ditas. Além de uma coisa curiosa, é interessante. Eu acho que é uma experiência ótima que o conjunto da Arte pode nos proporcionar. O evento está de parabéns. A Cultura nunca é demais.”

A Bienal continua com a sua programação até o dia 01/12. Hoje, 29/11, às 14h, acontecerá no Cineclube Lanterna Mágica, na Unisanta, a Sessão Pirueta com atividades lúdicas, destinada a crianças entre 7 e 10 anos. No mesmo horário, no espaço Internet Livre, no Sesc Santos, irá ser ministrada a oficina Cinema Digital com Máquina Fotográfica, com Wanderley Camargo.  A programação completa pode ser conferida no blog do CINEME-SE 2012.

Nenhum comentário: