terça-feira, 13 de novembro de 2012

Sessão Catarse faz sua estreia no CINEME-SE 2012


Por Lucas Ferreira

O avanço da tecnologia no mundo dos games vem permitindo a criação de verdadeiras obras cinematográficas, onde o jogador influencia na história do jogo e muitas vezes pode até influenciar o seu final. Por outro lado, as produções cinematográficas sofrem com a falta de originalidade, muitas vezes buscando nos roteiros de games uma saída. Esse é um dos assuntos abordados na Sessão Catarse, novidade da sétima edição do CINEME-SE.

Hoje em dia os jogos de vídeo game dão ao jogador a oportunidade de entrar na pele do personagem, tomar decisões que irão ter diversas consequências e que levarão a desfechos diferentes. Unindo isso à ideia de criar jogos cada vez mais cinematográficos, as produtoras de games vêm criando um público mais exigente que não quer mais apenas assistir a história que é mostrada, e sim ser parte dela. Um bom exemplo é o jogo Heavy Rain, de 2010. Feito nos moldes de um filme Noir, o game inovou ao colocar o jogador para, praticamente, dirigir a história.



A sessão contará com a apresentação e dicas dos professores universitários André Reis e Alexandre Barbosa. O jogador/espectador experimentará a aproximação cada vez maior que vem ocorrendo entre o mundo dos games e o mundo do cinema, numa sequência de exemplos práticos dessa nova tendência em que o público quer participar do que está jogando ou assistindo.

A Sessão Catarse ocorre dia 30 de novembro, das 15h às 18h na Internet Livre do Sesc Santos. Inscrições uma hora antes do início. Se você é gamer e/ou cinéfilo, não perca!

Nenhum comentário: