quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Cinema marginal terá destaque no CINEME-SE


Por Guilherme Almeida

Para os fãs do cinema underground, a próxima edição do CINEME-SE preparou a Sessão da Meia Noite. Inspirada nas “Midnight Movies” dos anos 60 e 70 de Nova Iorque, a Sessão exibirá ao público filmes marginais, ou seja, que são excluídos do circuito normal de cinema devido a sua temática forte e fora do padrão.

Neste dia, serão exibidos quatro curtas que exploram o lado mais obscuro do ser humano. Sexualidade, dilemas familiares, alcoolismo entre outros assuntos que não conseguem espaço no “mainstrean” serão abordados nessa noite.

Ismail Xavier, renomado cineasta e professor da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (ECA-USP) afirmou no documentário "Cinema Marginal Brasileiro" que: "esse estilo de fazer cinema não se adaptou às convenções, nem às censuras, nem a todos os constrangimentos que eram próprios a quem se dispusesse a fazer filmes”.

Marco Antônio Vaz de Oliveira Filho, cineasta independente e produtor do documentário “Sangue Marginal – Relatos do Cinema e Vídeo” Underground ressalta que a maior dificuldade de se produzir filmes desse gênero é o baixo orçamento. “A palavra independente quando se diz em longas, curtas e documentários pode significar que a produção é custeada pelo próprio produtor/diretor, com ajuda de amigos e até familiares. A maioria das vezes os atores não tem experiência”.

Outra característica da Sessão da Meia Noite  é o erotismo, que estará presente nas telas e na sala de exibição, com performances e músicas ao vivo com o grupo Multiversos.

“Quando Morremos à Noite”, de Eduardo Morotó , “Uma Noite” de Daniela Santos, “Arrotos e Soluços” de Renato Cabral  e “Intervalos” de Marcela Randolhp  são os trabalhos que serão exibidos na sala de cinema do Tescom, localizado na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 195, Macuco, em Santos, no próximo dia 30, a partir das 23h30.

Nenhum comentário: