sexta-feira, 30 de maio de 2008

"A Via Láctea" tem São Paulo como protagonista

Eduardo Ricci apresenta a convidada da noite
Marco Ricca e Alice Braga estrelam no complexo "A Via Láctea", um filme que traz para a telona as contradições amorosas por que passa um casal à beira do rompimento.

Porém, a protagonista é a cidade de São Paulo, que se impõe sobre os dois não só como cenário, mas como agente ativa de seus destinos. O filme de Lina Chamie foi exibido na última quinta-feira, 29/05, no Roxy, em mais uma Sessão Longa-metragem do Cineme-se, com a presença da diretora de fotografia, Kátia Coelho.

"O longa foi quase todo gravado em câmera de mão. A diretora queria um filme ágil, e com esse tipo de câmera isso fica mais fácil" conta Kátia. Como grande parte das cenas se passa dentro do carro do personagem de Marco Ricca, a equipe teve que arranjar uma forma de trabalhar nele.

“Eram mais de oito pessoas dentro de um Palio Weekend. O técnico de som e eu acompanhávamos as filmagens em um monitor, no porta malas, o nosso “chiqueirinho” durante três semanas,” a convidada lembra-se dos momentos de aperto rindo para o público.

Como São Paulo é a verdadeira protagonista do filme, "A Via Láctea" concentra vários de seus planos em longas filas de faróis vermelhos, prédios onipotentes e onipresentes e, claro, em personagens que só a cidade pode gerar. “As filmagens eram muito atípicas para todos, que estavam acostumados a produções maiores”, explica Kátia.

No assunto cores, tema do festival, a convidada explica que a preocupação no longa era fazer um filme "bem naturalista, que mostrasse as luzes da cidade, seja de dia ou de noite." Num flashback que mostra a infância do personagem de Marco Ricca, as cenas foram filmadas em Super 16mm, o que dá um ar diferente aos planos. Já alguns dos mais selvagens delírios dele foram captados em 35mm. O resto, segundo conta Katia, foi gravado em miniDV.

"A Via Láctea" esteve no Festival de Cannes de 2007, na mostra Semana da Crítica. "Isso permitiu ao filme viajar pelo mundo, para que mais gente pudesse ver" diz Katia. Ela disse ainda que daqui a duas semanas, o filme estará estreando nos cinemas da Chechênia.



Texto de Ricardo Prado e Fotos de Nara Assunção






Na entrada, os espectadores receberam bilhetes para concorrem a brindes



Kátia conta lances engraçados dos bastidores


Equipe do Cineme-se 2008 tietando a diretora de fotografia

Um comentário:

Anônimo disse...

E como foi a apresentação dos curtas?
Abraço!